Com duas vitórias nas primárias da noite de ontem, Rick Santorum teve como maior prêmio o prolongamento da disputa interna do Partido Republicano para definir um candidato para as eleições em Novembro. Embora pouco provável, ele ainda acredita na nomeação.

Santorum celebra as vitórias no Sul

Newt Gingrich foi o grande perdedor, já que os Estados mais conservadores eram tidos como seu ponto forte – ele permanece com apenas duas vitórias nos Estados da Geórgia e Carolina do Sul. Apesar disso, ele não dá sinais de que vai abandonar a disputa.

A campanha de Mitt Romney, embora não surpresa com o resultado, sai-se frustrada com os resultados. Pesquisas davam sinais de que o ex-governador de Massachusetts tinha chances de emplacar, pelo menos, uma vitória. O fato é que os eleitores daquela região não vêem Romney como conservador o suficiente – algo bastante explorado por Gingrich e Santorum. Com uma vitória ontem, ele ganharia credenciais para receber apoio maior dentro do partido, podendo encerrar a disputa interna e focar a campanha contra o atual presidente.

Disputa por delegados - são necessários 1.144 para a nomeação

O grande beneficiário desta disputa tão acirrada, naturalmente, é Barack Obama. Mais tempo de campanha interna entre os republicanos significa mais chances de os votos independentes migrarem para os Democratas em Novembro. Mesmo que Mitt Romney, o provável indicado e mais moderado das opções venha a ser o escolhido, será difícil separá-lo da onda conservadora que permeou a disputa interna republicana até agora.

Ron Paul não vem sendo mencionado pois suas chances são mínimas. Mas é importante frisar o suporte que suas pesadas críticas sobre a situação econômica atual – sendo o FED (Banco Central dos EUA) o principal alvo – e sua política externa isolacionista recebe dos jovens americanos.

A próxima primária será em Porto Rico, no dia 18, onde 23 delegados estarão em disputa no formato “winner-take-all“, ou seja, quem vencer leva todos os delegados. As primárias de ontem eram baseadas na proporcionalidade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo